Pesquisar este blog

22 de set. de 2009

Cabelos Brancos



Os fios brancos levam alguns anos para aparecer, quando eles chegam, não adianta se desesperar, as soluções são as mais simples possíveis: pintar ou assumir.

Qual é o motivo do nascimento dos cabelos brancos?
Erica Monteiro, dermatologista: Cabelo branco é genético. Essa é a principal causa. Existem pessoas que têm tendência a ter mais cedo e outras mais tarde, mas todas terão. Com o passar dos anos, as células sofrem um processo chamado apoptose, que é a morte da célula que produz a melanina - pigmento que dá a cor aos pêlos e a pele. A morte desta célula, o melanócito, é programada pela genética de cada um.
Sheila Bellotti, terapeuta capilar: O normal e o que é muito importante ressaltar é que cabelos pretos não podem, de uma hora para outra, ficarem brancos. Cabelos crescem por anos com pigmentos dentro deles, a menos que eles morram, não há processo natural que possa destruir a melanina rapidamente.

O estresse pode desencadear o processo?
Apesar de não ter ligação com o embranquecimento, alguns traumas, que geram uma queda capilar, como o eflúvio telógeno, o vitiligo capilar, ou a alopecia areata, podem fazer com que os próximos fios nasçam sem pigmentação.

Em que idade os fios brancos começam a aparecer?
 Pelo menos 50% da população com mais de 50 anos de idade apresenta fios brancos no couro cabeludo, mas não existe uma faixa etária que determine o início do aparecimento da kanície (o nome científico para os cabelos brancos). É normal que os primeiros fios brancos apareçam entre 30 e 40 anos. Antes disso também pode acontecer, tudo depende dos antecedentes genéticos.

A estrutura do fio branco costuma ser diferente. Por que isso acontece? Ele é um fio "doente"?
Na verdade não tem muita diferença, apenas falta melalina. Com o envelhecimento, os cabelos tendem a ficar menos hidratados. Os fios sofrem de acordo com a alteração hormonal, por isso, podem ficar mais secos e brilhar menos.

O que pode ser feito para evitá-los?
Não existe nada que possa retardar o processo de embranquecimento dos fios. Esse é um processo genético e não uma doença que possa ser tratada. Quem tem tendência a ter cabelo branco vai ter.

Qual é a melhor saída para quem odeia ter que conviver com os fios brancos? Existe alguma novidade em cosméticos?
 O método eficaz é a coloração, a tintura. Além de ser uma maneira simples e barata de sumir com os fios brancos, elas contêm em suas fórmulas proteínas e nutrientes. Ou seja, além de tingir, as tintas também tratam.

Para quem prefere não pintar, o que fazer para os fios não ficarem amarelados?
Existem alguns produtos, como shampoos e tonalizantes, que tiram o amarelado dos fios, outros tingem de violeta.
Dra. Erica de Oliveira Monteiro

“Atualmente, as pessoas estão assumindo suas características naturais. É isso que o ser humano precisa aprender: a ser o que é. Se ele se vê bonito, quem está ao seu lado vai achá-lo bonito também. E assumir os cabelos brancos, vai depender muito de quem vai ostentá-lo. É preciso ter estilo e personalidade, além de cuidar para que os cabelos estejam sempre bem cuidados e não envelheçam a pessoa exageradamente”, argumenta o hairstylist Pedro Paulo Marques, do Pedro Paulo Cabeleireiros (RJ).
Ao contrário do que se imagina, os cabelos brancos também necessitam de cuidados especiais para não ficarem com aparência de amarelados, com ar de envelhecimento e desleixo. “Para quem tem ou vai assumir os fios brancos, o mercado oferece xampus e condicionadores específicos para este tipo de cabelo. Os ingredientes destes produtos proporcionam brilho e proteção à haste capilar. Os tratamentos específicos são os mesmos para outros tipos de cabelos. Uma boa linha de cosméticos, massagens e hidratações proporcionarão maleabilidade, brilho e sedosidade aos cabelos brancos”.

Coloração
Agora, é possível também realçar os fios brancos ou repaginá-los por meio da coloração. De acordo com Pedro Paulo, a escolha da cor e da técnica “vai depender da nuance do cabelo desejado. Se ele estiver grisalho e a cliente desejar deixá-lo mais branco, é necessário aplicar um descolorante, que dará uma tonalidade uniforme aos fios; porém, se o cabelo está mais escuro, a descoloração vai danificar os fios, provocando ressecamento. Neste caso, a sugestão é a de escolher um tom de louro, por exemplo, que proporcione beleza e proteção à haste capilar e que combine com o tom de pele”.

Corte
Cabelos brancos assumidos e bem tratados, o próximo passo é o corte. “Para dar um ar de rejuvenescimento o indicado é um tipo chanel repaginado. Mas, o tamanho ideal vai depender de uma avaliação – profissional e cliente - do formato do rosto para que o corte e a cor fiquem em harmonia, ressaltando a beleza, o estilo e a personalidade da pessoa”, finaliza o hairstylist.

0 comentários:

Postar um comentário

Visitas

HOTWORDS